Saída de Clark da Amazon aumenta turbulência no C-Level das big techs

Dave Clark e Sheryl Sandberg || Crédito: Divulgação/Amazon/WEF/Michael Wuertenberg

Depois de renúncia de Sheryl Sandberg de sua posição de braço direito de Marc Zuckerberg, é a vez de diretor de operações da Amazon deixar empresa em que estava desde 1999

Depois da saída de Sheryl Sandberg de seu cargo de diretora de operações da Meta — ou, em português mais claro, de seu posto de número 2 e  braço direito de Marc Zuckerberg desde 2008, na primeira infância do Facebook –, outra big tech anunciou importante mudança em seu C-Level.

Considerado um dos executivos mais importantes dos Estados Unidos, Dave Clark pediu o boné na Amazon, a empresa de Jeff Bezos em que ele está há duas décadas. Sua saída acontecerá nas próximas semanas. A notícia foi publicada em blog da empresa na sexta (3) e mais tarde confirmada em tuite pessoal de Clark.

O executivo escreveu que viveu “tempos incríveis” na Amazon, mas disse ser hora de “construir de novo”.

Analistas estadunidenses veem na expansão hipertrofiada de centros de distribuição durante a pandemia uma das causas da saída de Clark da Amazon, a segunda maior empregadora do país. O crescimento supostamente exagerado levou a pressões salariais e o surgimento de um movimento de sindicalização em três unidades.

O venerável jornal The Washington Post, também sob controle de Bezos, noticiou que Clark entrou na empresa em 1999, quando a Amazon tinha apenas seis centros de distribuição. O executivo a deixa com faturamento de US$ 470 bi em 2021 e valor de mercado trilionário, mas, como aponta o diário, questões regulatórias e pinimbas trabalhistas marcaram seus anos no C-Level.