Pela primeira vez em sete anos, a Amazon registra prejuízo trimestral

A queda foi puxada pela participação da empresa de Jeff Bezos na Rivian, de veículos elétricos, cujo valor de mercado caiu 65% nos primeiros meses de 2022

Até agora, 2022 não tem sido um bom ano para a Amazon. Nos três primeiros meses, a gigante do comércio eletrônico sofreu um prejuízo líquido de US$ 3,8 bilhões, surpreendendo analistas de Wall Street. Foi o primeiro prejuízo trimestral da empresa de Jeff Bezos em sete anos.

A queda foi puxada pela participação da Amazon na empresa de veículos elétricos Rivian, cujo valor de mercado já caiu 65% nos primeiros meses de 2022. Suas ações despencaram, deixando os investidores preocupados com a evaporação de três quartos do valor da Rivian. Para a Amazon, que absorveu um total de US$ 1,8 bilhão na start-up, a queda livre resultou em uma perda de US$ 7,6 bilhões.

O último trimestre parece particularmente ruim para a plataforma criada por Bezos em comparação com o ano passado. No primeiro trimestre de 2021, as compras on-line impulsionadas pela pandemia e os ganhos em outras unidades de negócios impulsionaram um crescimento ano a ano de 44% e US$ 108,5 bilhões em receita, com lucros acima de US$ 8 bilhões. As projeções do primeiro trimestre de 2022 basicamente reduziram isso pela metade, estabelecendo expectativas de US$ 4,4 bilhões em lucro que acabaram não sendo cumpridas.

De acordo com a Amazon, o segundo trimestre não promete ser muito melhor. Está prevista uma desaceleração do crescimento entre 3 e 7 por cento, com uma receita entre US$ 116 bilhões e US$ 121 bilhões. Analistas acreditavam que chegaria a US$ 125,5 bilhões.

De acordo com o CEO Andy Jassy: “A pandemia e a guerra subsequente na Ucrânia trouxeram crescimento e desafios incomuns”, o que mostra que a Amazon está sujeita aos mesmos desafios que assolam os setores de varejo e tecnologia em geral. Ainda assim, ele tentou se concentrar nos pontos positivos durante o trimestre, como a Amazon Web Services, que se tornou parte fundamental da empresa. Jassy também pintou um retrato positivo de seus negócios de consumo, com alto crescimento nos últimos dois anos, levando a empresa a dobrar sua rede de atendimento. Com isso por trás, agora está se concentrando em eficiências como velocidade de entrega. O desempenho vem melhorando, disse ele, até “aproximando-se de níveis não vistos desde os meses imediatamente anteriores à pandemia no início de 2020”.

Como varejista, a Amazon enfrenta desafios que vão além das preocupações do setor de tecnologia, como questões trabalhistas em armazéns. Apenas uma semana atrás, os trabalhadores de Staten Island, Nova York, votaram a favor da formação de um sindicato, estabelecendo um marco histórico para a empresa – a chegada de seu primeiro local de trabalho sindicalizado nos EUA. Agora, outros armazéns também estão tentando se sindicalizar.