Fundação James Beard, especializada em artes culinárias, inaugura refeitório em Nova York

Inquilino âncora do Pier 57, espaço gastronômico que inaugura no segundo semestre no Chelsea, defende boa comida produzida com talento, equidade e sustentabilidade

Conhecida por apoiar a indústria de restaurantes e fazer premiações no setor nos Estados Unidos, a Fundação James Beard – organização de artes culinárias sem fins lucrativos sediada de Nova York – entrou de sola no concorridíssimo mercado de alimentação da cidade. Se uniu à Jamestown, operadora de restaurantes por trás do Chelsea Market e da Industry City do Brooklyn, e ao Google para lançar seu refeitório no Pier 57, que tem inauguração prevista para o segundo semestre deste ano no badalado Chelsea.

Como inquilino âncora do novo espaço gastronômico, a ONG operará uma “cozinha vitrine centrada na missão” e fará a curadoria de muitos dos 17 vendedores de alimentos que vão fazer parte de seus domínios, focando em conceitos rápidos e casuais de chefs em ascensão. “[Os quiosques] servirão como uma incubadora para pequenas empresas locais e empreendedores da área alinhados com os princípios da James Beard de defender boa comida produzida com talento, equidade e sustentabilidade”, afirma o comunicado oficial.

O Pier 57 terá 1500 m² e fica ao longo da orla do lado oeste da cidade, ao norte de Little Island, a poucos quarteirões do famoso Chelsea Market. Anteriormente seria o local do refeitório de Anthony Bourdain, inspirado em vendedores ambulantes de rua. “O refeitório diversificará ainda mais a já movimentada cena gastronômica do bairro, além de promover e incubar o empreendedorismo local”, diz Michael Phillips, presidente da Jamestown.