Conhecida por apoiar a indústria de restaurantes e fazer premiações no setor nos Estados Unidos, a Fundação James Beard – organização de artes culinárias sem fins lucrativos sediada de Nova York – entrou de sola no concorridíssimo mercado de alimentação da cidade. Se uniu à Jamestown, operadora de restaurantes por trás do Chelsea Market e da Industry City do Brooklyn, e ao Google para lançar seu refeitório no Pier 57, que tem inauguração prevista para o segundo semestre deste ano no badalado Chelsea.
Como inquilino âncora do novo espaço gastronômico, a ONG operará uma “cozinha vitrine centrada na missão” e fará a curadoria de muitos dos 17 vendedores de alimentos que vão fazer parte de seus domínios, focando em conceitos rápidos e casuais de chefs em ascensão. “[Os quiosques] servirão como uma incubadora para pequenas empresas locais e empreendedores da área alinhados com os princípios da James Beard de defender boa comida produzida com talento, equidade e sustentabilidade”, afirma o comunicado oficial.
O Pier 57 terá 1500 m² e fica ao longo da orla do lado oeste da cidade, ao norte de Little Island, a poucos quarteirões do famoso Chelsea Market. Anteriormente seria o local do refeitório de Anthony Bourdain, inspirado em vendedores ambulantes de rua. “O refeitório diversificará ainda mais a já movimentada cena gastronômica do bairro, além de promover e incubar o empreendedorismo local”, diz Michael Phillips, presidente da Jamestown.