Com a proposta voltada para libertar o potencial digital das maiores empresas e atuando como parceira estratégica dos seus clientes, a Zmes nasceu no ano passado fundada por Marcelo Tripoli, ex-vice-presidente da consultoria McKinsey e um dos nomes mais respeitados da área no Brasil, com o conceito de pós-agência e apoiada em três pilares: consultoria para realizar diagnósticos profundos que calculam o potencial financeiro para a realidade de cada cliente; criação e conteúdo, fundamental para conectar marcas aos consumidores; e tecnologia de ponta, com uso intensivo de recursos de inteligência artificial e análise de dados por meio de ferramentas proprietárias.
Neste pouco tempo, o time liderado por Tripoli conquistou clientes importantes graças ao seu método de trabalho voltado para performance e resultados. Entre os cases de destaque estão o projeto de comunicação digital e vendas para as marcas Droga Raia e Drogasil, do Grupo RD, e os recentes trabalhos desenvolvidos para lançamentos de produtos Eudora. “Queremos ser o parceiro com maior reputação do mercado quando o assunto for o uso de plataformas digitais para construir marcas e gerar vendas”, explica o CEO.
Escolhida para liderar o crescimento da receita de marketing digital do Grupo RD, a Zmes atuou no projeto misturando competências de tecnologia, criatividade, mídia e uso de dados em escala. A parceria começou com um planejamento estratégico baseado na metodologia proprietária Kompas, da Zmes, que definiu uma ambição de crescimento desenhando uma nova forma para o marketing do anunciante trabalhar baseada em estruturas ágeis. Com o resultado, a relação entre as duas empresas evoluiu para uma parceria de longo prazo com objetivo de implementar as melhores práticas de marketing digital em um formato inovador, tornando a Zmes a agência da rede de farmácias.
“Vimos na Zmes uma rara combinação de know-how de consultoria, trazendo uma discussão que normalmente acontece no board, com as capacidades técnicas em mídia, dados e criatividades das melhores agências do mercado”, revela Vitor Bertoncini, diretor de marketing do Grupo RD.
Com Eudora, a estratégia de comunicação estimulou, em uma das frentes, a curiosidade dos mais de 3,5 milhões de seguidores da influencer Niina Secrets no lançamento de um novo produto da sua linha exclusiva. A ação teve início quando os fãs de Niina foram convidados a descobrir qual seria a tal novidade por meio de uma enquete realizada no Instagram. Depois, o segredo foi revelado durante uma live, na mesma rede, com a participação do perfumista da Eudora, Cesar Veiga, especialista em perfumaria do Grupo Boticário, desvendando o produto misterioso, a Deo Colônia Niina Secrets Eudora. Na ocasião, todas as etapas por trás do lançamento foram reveladas: o desenvolvimento do produto, o aprofundamento técnico e a cocriação entre Niina, Eudora e suas seguidoras.
“O desafio da Zmes foi tangibilizar toda a riqueza da cocriação do perfume em um momento onde o consumidor pudesse vivenciar todo esse processo, ao mesmo tempo, que pudesse aprender algo novo”, explica André Marques, sócio e CCO da Zmes.
A proposta inovadora da agência, somada ao seu enorme potencial de mercado e de impacto em um ambiente empresarial em rápida transformação digital, bem como a força de seu time complementar, com múltiplas experiências e muito bem-sucedido, fez da Zmes um ativo relevante para um grupo de sócios investidores que reúne alguns dos principais empresários e executivos do país: Miguel Krigsner e Artur Grynbaum, fundador e CEO de O Boticário, Hélio Rotenberg, fundador e CEO da Positivo Tecnologia, e Claudio Loureiro, fundador da Heads Propaganda.
“O modelo único da Zmes exigiu a montagem de um time diverso, de gente muito capacitada, craques na sua área de atuação. Somos uma mistura de consultoria de negócios, com agência de publicidade e empresa de tecnologia”, ressalta Marcelo Tripoli. Não por acaso, Zmes, em eslovaco, significa “mistura”.