Com estratégia de aquisições, Quinto Andar avança pelas Américas

André Penha || Créditos: Roberto Setton/Poder

Duas semanas após fechar compra de empresa de garantia locatícia, imobiliária digital assume marketplace com operações em cinco países latino-americanos

Maior imobiliária digital do Brasil, como mesmo se define, o Quinto Andar acaba de dar passos para sua internacionalização. Nesta quinta (23) foi anunciada a aquisição de empresas do grupo Navent, de marketplace imobiliário, com operações em diversos países da América Latina, como Argentina, Peru, Equador, Panamá e México.

A empresa, que não é de capital aberto, e portanto isenta de publicar fatos relevante e comunicações oficiais ao mercado, não divulgou a aquisição em seus canais próprios. De qualquer forma, a estratégia de aquisições é uma marca do Quinto Andar em 2021. Há cerca de duas semanas havia concretizado a compra da Velo, empresa fundada em Blumenau que se tornou referência em garantia locatícia no Brasil.

Em 2019, a revista PODER entrevistou, em reportagem de capa, um dos sócios da startup, o mineiro André Penha. Na época, o Quinto Andar ainda buscava se firmar no Brasil. Penha explicou as vantagens competitivas do país, conforme registrou o repórter Paulo Vieira: “Apenas 20% do acervo de imóveis residenciais do país é oferecido para locação. A taxa é inferior à média mundial (35%) e à média das 30 maiores cidades do mundo (50%). Locar imóveis é um processo que implica dificuldades, dentre as quais avulta a de se obter um fiador.”

E seguiu: “O Quinto Andar resolve a questão oferecendo garantias de pagamento para o locador em caso de inadimplência do inquilino. Este, por sua vez, não precisa se preocupar em perder a amizade com o “brother” cujo imóvel poderia vir a calhar como fiança. O que ele precisa é convencer o pessoal de análise de crédito que tem condições de bancar o aluguel – e para isso pode até contar com outros três “roommates” para totalizar a renda mensal necessária a provar.”

A íntegra da reportagem está aqui.