Brasília fervilha nesta terça com Orçamento, e Bolsonaro de férias no Guarujá garante quinhão de sua base

Jair Bolsonaro e Hugo Leal || Crédito: Reprodução/Câmara dos Deputados

Mesmo passando dias de férias na praia, presidente consegue espaço na peça orçamentária para dar 1,7 bi para policiais; discussão deve ir a votação nesta noite

Diante das dificuldades para fechar acordo, ainda nesta terça-feira (21), para votar o Orçamento de 2022, muitos deputados nem botaram o pé em Brasília. Se o presidente da República, o principal interessado nessa que é a última e única votação da Câmara esta semana, passeia de lancha no Guarujá, por que não esticar o recesso, não é mesmo?

Mas não é assim que a banda toca. Quem não demarcar sua posição poderá ter que dar explicações aos eleitores, diante de uma inesperada prova de lealdade do Congresso ao Planalto. Para se ter uma ideia, mesmo longe, Bolsonaro conseguiu fazer pressão suficiente para que o relator-geral do Orçamento, Hugo Leal (PSD-RJ), incluísse em nova versão do parecer um reajuste de R$ 1,9 bilhão para policiais federais.

O presidente da República procurou o relator nesta segunda, segundo informações do jornal O Globo. E, mesmo entre passinhos do funk  mais liricamente nojento já escrito, conseguiu o apoio necessário para costurar novamente as contas públicas.

A expectativa é que o texto seja votado ainda nesta terça no plenário da Câmara.

***

Em tempo: autoridades e  aspones deveriam saber que rolezinho de lancha sempre traz problema aos governantes. Quem não se lembra de Cristiane Brasil em 2018, ainda deputada e cotada para ocupar o ministério do Trabalho de Michel Temer? Ela gravou um videozinho ao lado de uns tipos sem camisa, tentando se defender de acusações trabalhistas, que viralizou. Aparentava estava alcoolizada. E, coincidentemente, também ouvia funk.