Em “ano mais difícil” da vida, Bill Gates celebra vacina e se diz “triste” por divórcio

Num tempo em que a “pandemia dominou nossas vidas desde o dia 1”, cofundador da Microsoft revela tristeza por separação e alegria com avanços contra malária

O cofundador da Microsoft e hoje filantropo Bill Gates revelou recentemente em seu blog pessoal que 2021 foi o ano mais difícil de sua vida. É um tanto complicado para o leitor entender exatamente por que isso não aconteceu em 2020 – aparentemente é uma filigrana: porque desde o “dia 1”, sugere Gates, a “pandemia dominou nossas vidas”.

Dizendo que em 2021 jogou bridge virtualmente após o expediente e fez pequenos passeios solitários no quarteirão após suas reuniões por zoom – perdão, por Teams –, ele deixou transparecer que levou uma vida remota neste ano “naipe” segundo trimestre de 2020.

Mesmo assim, Bill Gates construiu um texto de tom otimista, como convém a alguém de seu poder aquisitivo – como se sabe, os bilionários tiveram grandes ganhos de patrimônio com a Covid-19.

Ele celebrou a aprovação pela Organização Mundial de Saúde (OMS) da vacina contra a malária. “Uma das coisas mais excitantes foi a aprovação pela OMS da vacina contra a malária. Malária mata quase 650 mil pessoas por ano – a maior parte crianças com menos de 5 anos – e se mantém como uma das principais causas de mortalidade em países pobres (…) Essa nova vacina nos dá insights de como desenvolver uma segunda geração de vacinas e ainda ferramentas de prevenção mais efetivas para ser usadas por todas as idades, e ela pode nos ajudar no objetivo da erradicação.”

Ele também disse que as pessoas em 2021 ficaram curiosas sobre seu divórcio com Melinda Gates e revelou que ambos continuam a tocar juntos a fundação filantrópica que leva os nomes do casal. Mas, em confissão pessoal, aduziu: “Mas não posso negar que tem sido um ano de grande tristeza pessoal para mim”.

“Adaptar-se às mudanças nunca é fácil, não importa quais sejam.”