Vinholi, secretário de Doria, tateia, em livro, bandeira histórica de Quércia

Marco Vinholi || Crédito: Divulgação

Titular da pasta de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi organiza obra com visões distintas para o velho tema da autonomia das cidades

Figura central na estratégia política de João Doria e na manutenção de apoio ao governador dos prefeitos paulistas, Marco Vinholi, secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, lança na noite desta quinta (2), na Livraria Cultura do shopping Iguatemi, em São Paulo, o livro O Novo Municipalismo (Ex-Libris).

Vinholi é organizador dos vários textos sobre o tema e assina a introdução. O ex-prefeito de Piracicaba e ex-ministro da Saúde Barjas Negri, o ex-presidente do BNDES Andrea Calabi e o professor de Administração Pública Fernando Montoro, filho do ex-governador paulista e found father do PSDB Franco Montoro, são alguns dos articulistas convidados.

O “novo” municipalismo de Vinholi se distingue do “velho” municipalismo, bandeira para sempre associada ao ex-governador paulista Orestes Quércia, menos pelas ideias de autonomia e descentralização, absolutamente críticas do tema, e mais pelo olhar perspectivo, em que o mundo conectado oferece soluções, dados copiosos e informações inéditas aos administradores.

E também impõe novas exigências, como a de conhecer minuciosamente as potencialidades locais em função do que pede não mais o estado ou o país em que as cidades estão inseridas, mas o mundo globalizado. Tolstoi, quem diria, acabou na Alta Mogiana.