Bolsonaro quer limpa na Esplanada meses antes do prazo de desincompatibilização

Marcelo Queiroga, Onyx Lorenzoni e Tereza Cristina || Crédito: Alan Santos/PR/Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Ministros que tentarão mandato legislativo em 2022 têm de deixar governo no começo de abril, mas presidente quer que subordinados peguem o boné bem antes disso

Ministros de Bolsonaro foram avisados pelo presidente que aqueles que pretendem concorrer às eleições de 2022 precisarão deixar os cargos no começo do ano, alguns meses antes do prazo oficial de desincompatibilização determinado pelo TSE, no começo de abril.

Diversos ministros foram estimulados a concorrer em seus estados, numa jogada casada com o presidente, que quer palanque no maior número de estados possível. Até neófitos na política, como o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, foi picado, e deve tentar voos altos em seu estado, a Paraíba.

Com isso, a substituta hoje mais cotada para assumir o lugar de Queiroga é a secretária de Gestão do Trabalho do ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, a famosa capitã Cloroquina.

Outros ministros devem sair: Onyx Lorenzoni, disputará o governo do Rio Grande do Sul; Tereza Cristina, o Senado ou mesmo o  governo do Mato Grosso do Sul; Flávia Arruda pode arriscar a vaga de senadora pelo Distrito Federal.