Morre ex-governador goiano Iris Rezende, aos 87 anos

Iris Rezende || Crédito: Reprodução

Figura política mais conhecida de Goiás, o também ex-senador e ex-ministro de Sarney e FHC estava internado há três meses em São Paulo; estado decreta luto oficial

Governador de Goiás por dois mandatos, prefeito de Goiânia por quatro, senador, ministro da Agricultura no governo Sarney e da Justiça no de FHC 1, provavelmente a figura mais conhecida da política goiana até a virada do século, Iris Rezende morreu nesta terça (9), aos 87 anos.

Iris estava há três meses internado em São Paulo, no hospital Vila Nova Star, por conta de um AVC sofrido em seu estado natal. Iris era de Cristianópolis, ironicamente a mesma cidade da cantora Marília Mendonça.

O governador goiano, Ronaldo Caiado, decretou luto oficial e foi ao Twitter expressar condolências. “A paixão por Goiás, o sentimento de paternidade por Goiânia, os gestos, as ações e a história comprovam o quanto Iris foi um homem público exemplar”, escreveu. Na mesma rede social, a senadora Simone Tebet postou: “Iris Rezende, emedebista histórico, da mesma terra de Marília Mendonça, é hoje também mais uma estrela no céu. Vereador, prefeito, governador, deputado, senador, ministro, amigo do meu pai…”

Em seu primeiro mandato como prefeito de Goiânia, no regime militar, marcou sua trajetória misturando-se aos populares nos mutirões de construção de projetos habitacionais. Essa performance “mão na massa” valeu-lhe o degredo com a edição do AI-5 – ficaria dez anos sem seus direitos políticos, só os retomando com a anistia, em 1979.