O príncipe William deixou claro que não é nem um pouco fã da nova corrida espacial patrocinada por bilionários como Richard Branson, Elon Musk e Jeff Bezos, que para ficar alguns minutos em órbita gastam centenas de milhões de dólares. Na manhã dessa quinta-feira, em entrevista para a BBC, o duque de Cambridge disse que preferiria ver as pessoas com mais recursos financeiros tentando reparar o nosso planeta em vez de sair por aí explorando novos mundos.
“Precisamos que as mentes mais brilhantes de nosso tempo fixem seus objetivos na solução dos nossos problemas por aqui [na Terra], e não tentando encontrar ‘o próximo destino espacial’ para visitar ou até mesmo viver nele”, disse ele.
Pouco antes da conversa dele com a rede de televisão britânica, o ator William Shatner tinha sido lançado ao espaço em um foguete da Blue Origin, a empresa de exploração espacial de Bezos, que compete com a Virgin Atlantic de Branson e a SpaceX de Musk, atualmente o homem mais rico do mundo e um ávido apreciador da ideia de que Marte pode se tornar o próximo lugar para os humanos viverem.
“Acredito ser crucial que nosso foco esteja nesse planeta e não na busca por soluções de problemas que nem sequer se tornaram realidade ainda”, continuou o herdeiro do trono britânico, que culpou a “ansiedade climática” vivida por sua geração, que teme o fim do mundo em uma catástrofe causada pelo aquecimento global, o que estaria levando certos bilionários a buscarem “sair de órbita” e não se esforçar para solucionar os problemas daqui.