Steve Bannon

Steve Bannon || Créditos: Gage Skidmore/flickr

Estrategista político e aliado desde criancinha de Donald Trump deixa de comparecer a inquirição de comitê parlamentar que investiga a invasão do Capitólio norte-americano e fica sujeito a improvável pena de prisão

Figura por trás da vitória eleitoral da direita nos Estados Unidos com Donald Trump em 2016 e estimulador de candidaturas conservadoras na Europa e no continente americano – incluído o Brasil, em que mantém boa relação com Eduardo 03 Bolsonaro –, o estrategista político Steve Bannon não está muito a fim de se entender com o parlamento norte-americano.

Um comitê formado para investigar a invasão do Capitólio em 6 de janeiro, dia em que a vitória de Joe Biden nas eleições de 2020 seria oficialmente consagrada, anunciou nesta quinta (14) que deve oferecer denúncia contra Bannon por este ter se recusado a comparecer em inquérito a que foi convocado.

O sistema é parecido com o das CPIs do Congresso brasileiro. Caso decida efetivar a denúncia contra Bannon, o comitê tem de informar a decisão em relatório que será submetido a sufrágio dos congressistas. Aprovado, o processo chega às mãos do Procurad0r-Geral do Distrito de Colúmbia, onde fica a capital Washington.

Se o processo criminal for aberto pela Procuradoria, Bannon fica sujeito a uma pena de até 12 meses de prisão. Mas esse desfecho é considerado fora de questão pela mídia norte-americana.