Lula faz cálculo difícil no Maranhão para combinar Roseana e Dino

Roseana Sarney, Lula e Flávio Dino || Crédito:Benedito Morais/Ministério da Cultura/Ricardo Stucker/Instituto Lula/Flickr/MCTIC

Clã Sarney quer a ex-governadora como candidata ao Senado, mas grupo do atual governador Flávio Dino pode vir a ser óbice; em jantar em Brasília, Lobão Filho representou o clã

Por duas vezes governadora do Maranhão, Roseana Sarney deverá concorrer ao Senado em 2022 pelo MDB. E conta com fortes aliados na missão de voltar à vida pública: os parentes.

Entre os entusiastas da candidatura da ex-governadora estão o ex-presidente José Sarney, seu pai, e o ex-ministro do Meio Ambiente, atual secretário do Meio Ambiente do DF, José Sarney Filho, o Zequinha, seu irmão, que é do PV mas tem coração de MDB – talvez até de PDS.

Inicialmente, a ideia era tentar fazer com que Roseana ocupasse novamente o Palácio dos Leões, mas, estrategicamente, é melhor para o partido que ela esteja no Senado.

O movimento fez parte das conversações de Lula em sua nova gig por Brasília, que se encerrou na quinta (7). No jantar com a velha guarda nordestina do MDB, patrocinado por Eunício Oliveira, ex-presidente do Senado e inimigo número 1 no Ceará de Ciro Gomes, m dos convidados foi o ex-senador Lobão Filho, do grupo político dos Sarney.

Em sua turnê pelo Brasil, Lula vem procurando estabelecer alianças para atrair puxadores de votos para o Senado e para a Câmara. No Maranhão, a combinação com os Sarney é complicada, já que o atual governador, Flávio Dino, grande apoiador de Lula, está em lado oposto ao do clã do ex-presidente Sarney. Dino pode sair para o Senado, mas despista quanto a seu futuro político.