Deputados querem “câmara híbrida” no novo normal

Crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Ideia de manter parlamentares quinze dias fora de Brasília é retomada na Câmara Federal após fiasco no Senado; produtividade com votações remotas teria subido 20%

Deputados vão conversar nesta terça-feira (5) com o senador Jorginho Mello (PL-SC), que chegou a conceber – mas não apresentar – o que seria um projeto de lei para que parlamentares possam trabalhar em Brasília durante apenas metade dos dias do mês. A ideia é abrir discussão para uma possível “Câmara híbrida”.

O grupo de trabalho da Câmara é coordenado pelos deputados Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA) e Eli Borges (Solidariedade-TO) e visa modificar o regimento interno  para possibilitar votações remotas mesmo no “novo normal”.

A ideia é, basicamente, economizar dinheiro público com viagens e estadia em Brasília e trazer mais conforto aos deputados que poderiam passar mais tempo nos estados “vendo as reais necessidades dos eleitores”, conforme declarou Rubens Pereira a PODER Online.

Levantamento da Câmara aponta que, durante a pandemia, a votação remota trouxe aumento de produtividade geral de cerca de 20%. O senador acredita que é possível economizar até 50% das despesas com viagens com esse novo modelo.