Gastronomia made in Brazil fez bonito na última edição do World’s 50 Best Restaurants, uma das premiações mais importantes da área, que aconteceu nesta terça-feira, em Antuérpia, na Bélgica. Os responsáveis pela grata surpresa são os chefs Janaína e Jefferson Rueda com A Casa do Porco, um dos restaurantes mais concorridos de São Paulo, que conquistou a 17ª colocação na seleta lista dos 50 melhores do mundo.
O número 1 do ranking é o dinamarquês Noma, comandado pelo chef René Redzepi e que já foi considerado o melhor do mundo nada menos que quatro vezes. O restaurante fechou 2017 e reabriu no início de 2018 em novo endereço e com proposta diferente. Dessa forma, o Noma 2.0, como foi apelidado, pode participar da competição, já que pelo regulamento do evento os estabelecimentos que alcançaram o topo não podem participar nos anos seguintes.
O segundo lugar ficou com o também dinamarquês Geranium, do chef Rasmus Kofoed, e o terceiro com o espanhol Asador Etxebarri, que fica em San Sebastian e é comandado por Victor Arguignoz.
Confira os 20 primeiros colocados:
1. Noma (Dinamarca)
2. Geranium (Dinamarca)
3. Asador Etxebarri (Espanha)
4. Central (Peru)
5. Disfrutar (Espanha)
6. Frantzén (Suécia)
7. Maido (Peru)
8. Odette (Cingapura)
9. Pujol (México)
10. The Chairman (China)
11. Den (Japão)
12. Steirereck (Áustria)
13. Don Julio (Argentina)
14. Mugaritz (Espanha)
15. Lido 84 (Itália)
16. Elkano (Espanha)
17. A Casa do Porco (Brasil)
18. Piazza Duomo (Itália)
19. Narisawa (Japão)
20. Diverxo (Espanha)