Enquanto não está correndo atrás da vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio Mello, no STF, o ministro do TST Ives Gandra Martins Filho tenta relaxar à maneira do Professor, o cérebro da quadrilha da minissérie La Casa de Papel, sucesso do Netflix. Mas em vez de fazer origamis, montando castelos e monumentos históricos de Lego.
No gabinete do ministro há um castelo em miniatura trazido da Europa. Na mesa de reunião, um pequeno Empire State Building, o arranha-céu icônico de Nova York, tem lugar de destaque.
Em casa, Gandra Martins Filho ostenta o castelo da Disney, em Orlando, que reproduz a famosa edificação bávara. Trata-se de uma edição de colecionador que é desmontada de quando em vez para limpeza – ou para alguma outra prática obsessiva.
O ministro tem sido tratado como uma possibilidade caso o ex-AGU André Mendonça tome bomba na sabatina do Senado e substitua Marco Aurélio Mello no STF.
Ives tem trânsito no primeiro escalão de poder e se tornou muito próximo de Bolsonaro. Chegou mesmo a ver ao lado de Bolsonaro, no palácio de Planalto, o desfile bizarro de veículos da Marinha em 10 de agosto, mesmo dia da votação do voto impresso no plenário da Câmara Federal.