Barroso explica à Faria Lima porque não é bom “namorar a ditadura”

Luís Roberto Barroso e Pep Guardiola || Crédito: Carlos Moura/SCO/STF/WikiCommons

Ministro do STF diz ao mercado financeiro que regimes totalitários não são amigos da livre iniciativa; no mesmo evento, Pep Guardiola revela não suportar ver “ricos ficando mais ricos”

Gente do mercado financeiro, público principal do evento Expert XP, que acontece de terça (24) até a próxima quinta (26) e que promove encontros virtuais com líderes e protagonistas do mundo financeiro, mas não só, está sendo confrontada com conceitos divergentes do, digamos, pensamento de manada que predomina na Faria Lima.

Nesta quarta (25), o técnico de futebol Pep Guardiola, considerado um revolucionário do futebol, disse que só se interessa com dinheiro ganho com o “próprio trabalho”. Ele respondia a uma pergunta sobre investimentos – ou seja, ele não se “interessa” pela lógica do mercado financeiro que é a razão da existência da XP. Ao final da palestra, ele ainda clamou por uma distribuição de renda mais justa – disse que “não suporta” ver ricos ficando mais ricos e pobres, mais pobres.

Pouco antes, o ministro do STF Luís Roberto Barroso informou que “ditaduras não gostam da livre iniciativa, do empreendedorismo e da inovação. “Isso vale para esses empresários e empreendedores e para a política também: não namore essa alternativa, porque ditaduras também eliminam a política. E a experiência do Brasil [mostra que] nunca houve tanta estatização quanto no regime militar”, disse.

(Silêncio)