Paulo Guedes

Paulo Guedes || Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ministro da Economia é homenageado por militares, categoria a que concedeu pacote de bondades na reforma da previdência, e, com a macaca, diz poder furar teto de gastos

Paulinho Guedes fez aniversário de 72 anos na terça-feira (24), mas foi na quarta (25) que ele esteve com a macaca. Primeiro, recebeu homenagem do Exército por conta do Dia do Soldado, evento que em Brasília foi celebrado com pompa e circunstância, com direito a discurso legalista do comandante do Exército y otras cositas más.

Homenagem mais do que merecida, pois enquanto para a tigrada, eu e você, a reforma da previdência foi draconiana, aumentando a idade mínima para a aposentadoria, entre outras más notícias, para os militares tudo foi suave. Os militares agora recebem salário integral ao se aposentar e não há idade mínima obrigatória para a reforma.

Mas Guedes não morre pela boca – embora não pare de falar. Ele disse também que pode vir a furar o sacrossanto teto de gastos em 2022 a depender do crescimento da inflação. “Dependendo do nível da inflação, eu já posso começar o ano furando o teto”, disse, aduzindo ainda que o pagamento dos precatórios devidos pela União podem tornar o orçamento de 2022 “inexequível”.

De qualquer forma, o sujeito que prometeu arrecadar R$ 1 tri com privatizações, zerar o déficit público em um ano, recuperar a economia em V, o homem da “festa danada” das domésticas da Disney e criticou o acesso da universidade até para o filho de seu porteiro.

A parolagem de Guedes parece já estar precificada. A B3 fechou no azul nesta quarta, apesar de tudo.