Desistência de Tasso das prévias do PSDB é recebida sem surpresa

Tasso Jereissati || Crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado

Informação foi divulgada pelo concorrente de partido à candidatura presidencial, João Doria; senador cearense se encontrou com Lula e não comentou renúncia

A notícia de que o senador cearense Tasso Jereissati não irá mais disputar as prévias do PSDB para a sucessão de Jair Bolsonaro foi recebida como uma, pode-se dizer, nã0 notícia.

De fato, apenas o portal R7 da TV Record, noticiou o fato nesta segunda (23), e mais tarde, durante o programa Roda Viva, da TV Cultura, o governador paulista João Doria “lamentou” a decisão do colega.

O “Joe Biden” brasileiro já se mostrava uma figura pouco entusiasmada com a própria possibilidade de tentar concorrer à chefia do Executivo. Talvez por isso nenhum dos jornalistas razoavelmente rodados que participavam do programa com Doria pareceram muito surpresos com a informação, quando ventilada pelo governador.

Tasso não se pronunciou, tampouco o PSDB. Em suas contas de Twitter, os governadores João Doria, Eduardo Leite e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio, os postulantes à candidatura presidencial pelo partido, também passaram batido.

Apesar de haver um compromisso tácito entre os postulantes de apoiarem o vitorioso das prévias de fim de novembro, o encontro de Tasso com Lula, divulgado nesta segunda (23), pode indicar fissuras no acordo.

ATUALIZAÇÃO

Segundo o jornal O Globo, Tasso desmentiu Doria e disse que segue na disputa. “Nunca conversei com quem quer que seja, nem tampouco conversei com o governador João Doria, pessoa que respeito, sobre essa questão. Portanto, fiquei surpreso com essa declaração, e no dia em que eu tiver, se tiver de fazer algum anúncio, eu mesmo farei, disse, segundo reportou o jornal.

Curiosamente, nenhuma palavra de desculpas foi pronunciada por João Doria e nada sobre o tema apareceu nas contas de Twitter de Tasso, do PSDB nacional e do presidente do partido, Bruno Araújo.