Em julho, Augusto Heleno é ministro que mais se reúne com PR

Luiz Eduardo Ramos, Jair Bolsonaro e Augusto Heleno || Crédito: Palácio do Planalto

Luiz Eduardo Ramos vem em segundo; levantamento de PODER Online não inclui churrascos no Alvorada, motociatas pelo Brasil nem lives, em que presidente da Caixa é o grande “escada”

Levantamento de PODER Online mostra que o ministro que teve mais reuniões com o presidente Jair Bolsonaro em julho foi o general Augusto Heleno, do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), com dez reuniões. O ritmo é praticamente o mesmo desde o início do governo.

O segundo desta lista é o general Luiz Eduardo Ramos, agora na Secretaria-Geral, com seis encontros. Depois, vem Paulinho Guedes, da Economiazinha, com cinco, empatado com o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Chama a atenção que Ciro Nogueira, agora ocupante da Casa Civil, tenha tido quatro reuniões privadas com o PR, muito embora só tenha tomado posse há seis dias. Ele teve mais momentos a sós com Bolsonaro em julho do que a veterana Damares Alves, da Mulher e dos Direitos Humanos, no governo desde a posse.

Encontrinhos extracurriculares, como fogos de futebol, churrascos no palácio da Alvorada e viagens estão fora desta conta. Caso fossem incluídos, certamente estariam nesta lista o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o secretário de Pesca, Jorge Seif. E, aí, sim, Fábio Faria seria o campeão de dates com Bolsonaro.

Já o “escada” mais frequente das lives de quinta-feira é o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. O sanfoneiro e ministro do Turismo, Gilson Machado, corre por fora.