Barroso responde invectiva de Bolsonaro, e Twitter vira ringue institucional

Luís Roberto Barroso e Jair Bolsonaro || Crédito: Isac Nóbrega/PR/Rosinei Coutinho/SCO/STF

Guindado pelo presidente à condição de inimigo público número 1, ministro do STF Luís Roberto Barroso usa rede para esclarecer insinuações do Planalto

Guindado por Jair Bolsonaro à condição de inimigo número 1, posição que já foi do deputado Rodrigo Maia quando presidente da Câmara Federal, o ministro do STF Luís Roberto Barroso vem sendo obrigado a frequentar mais o Twitter para se defender dos ataques do presidente.

Antes disso, quem seguia o ministro nessa rede social era brindado quase que exclusivamente com dicas culturais para o fim de semana e retuítes do STF.

As saraivadas são variadas e normalmente não possuem exatamente fundamento. Nesta quinta (5), Barroso foi à rede social para fazer um “esclarecimento”. Escreveu ele: “Quem concede indulto é o presidente da República. O Judiciário apenas aplica o decreto presidencial. Nas execuções penais do mensalão, deferi o benefício a todos que se adequaram aos requisitos.”

Barroso respondeu assim à última invectiva de Bolsonaro, que postou em sua conta do Twitter matéria do G1 (estranhamente das Organizações Globo, que ele ama odiar) de outubro de 2016 com o título “Barroso concede perdão da pena de José Dirceu no mensalão do PT”.

No vale-tudo, o jornal Folha de S.Paulo desempenhou papel esclarecedor, lembrando que o mesmo indulto foi concedido ao ex-deputado Roberto Jefferson, hoje aliado desde criancinha do presidente. Bolsonaro apenas mencionou a concessão do benefício ao ex-líder do PT.