Taxação de dividendos e outras mudanças no IR causam arrepio em liberais e empresários

Crédito: Pixnio

Com a “pejotização” do trabalho, profissionais liberais não têm retenção na fonte e acabam ganhando mais que assalariados; proposta do governo mexe com setor

O projeto do governo que muda a tabela do Imposto de Renda e que chegou ao Congresso tem sido alvo de críticas do primeiro escalão de Brasília, especialmente dos advogados – que é um grupo de muita pressão.

É que profissionais liberais costumam receber como pessoa jurídica (PJ), e não há incidência de imposto na fonte, como acontece com os salários. Em muitos casos, como não há hoje taxação de dividendos, os ricos e os bem ricos pagam muito menos imposto do que a classe média remediada.

Quem hoje opta pelos regimes Simples e Lucro Presumido vão perder boa parte dos, digamos, beneplácitos fiscais, caso a proposta do ministeriozinho da Economiazinha não seja reformada pelo Legislativo.

O PL foi entregue ao Congresso nesta sexta (9) e pode voltar para o governo fazer novas mudanças, dada à resistência do empresariado – mais até do que dos profissionais liberais.