Arthur Lira testa humor da Câmara para novo código eleitoral

Crédito: Agência Senado

Retrocessos evidentes – para o eleitor – na legislação podem passar, e interesse do presidente da Casa é fazer projeto andar antes do recesso parlamentar de julho

Reunião de chefões nesta terça-feira (6) com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), às 18h. O deputado convocou líderes e capitães de partido para falar sobre as reformas tributária e eleitoral, e entender a quantas anda os humores do rebanho.

A reforma tributária, hoje, é tratada por muitos como assunto morto. Os deputados querem mesmo é falar do código eleitoral. O documento foi enviado aos gabinetes do Congresso e gerou discórdia num tema que tinha tudo para andar sem tropeços.

Há claramente retrocessos – para o eleitor. Como o fim da obrigatoriedade da divulgação dos bens dos candidatos. Também subiram no telhado a apreciação das contas partidárias e os gastos com campanha. É exatamente neste último ponto que a briga promete ser maior: hoje as campanhas são financiadas com dinheiro público e, sem prestação de contas, a transparência fica claramente prejudicada.

O trabalho de convencimento de Lira inclui, ainda, um novo encontro nesta semana com outros integrantes de partidos para ver qual a impressão geral sobre o assunto. Tudo feito às pressas para se aproveitar o recesso parlamentar.