Peru repete padrão das eleições americanas, e Keiko Fujimori, Trump

Keiko Fujimori || Crédito: Reprodução/Twitter

Longa apuração ainda não não foi finalizada; Keiko Fujimori emula Donald Trump ao acusar, sem provas, fraude eleitoral em favor de adversário

O segundo turno da eleição presidencial peruana, ocorrida no domingo (6), ainda não tem vencedor declarado.

Com pouco mais de 95% das urnas apuradas no Peru, o candidato de esquerda, Pedro Castillo (Perú Libre), lidera a eleição por cerca de meio ponto percentual. Quando a apuração passou a totalizar seções eleitorais mais distantes dos grandes centros urbanos, Castillo tomou a liderança de Keiko Fujimori (Fuerza Popular), candidata de direita e filha do ex-presidente Alberto Fujimori, condenado em 2010 a 25 anos de prisão.

Foi suficiente para que Keiko passasse a adotar o mesmo comportamento de Donald Trump, quando Joe Biden “virou” a longa apuração das eleições de 2020, nos Estados Unidos, fazendo acusações de fraude, sem, contudo, demonstrá-las.

Prevê-se para esta quarta (9) a chegada dos votos de peruanos no estrangeirs, inclusive de São Paulo, no Brasil, e Iquique, no Chile, cidades com grande número de peruanos emigrados. Segundo o jornal El Commrcio, de Lima, há cerca de 1 milhão de peruanos habilitados a votar fora do Peru, cerca de 4% dos eleitores.

Dificilmente, contudo, esses eleitores devem mudar o padrão de resultados, uma vez que no primeiro turno apenas 20% desse contingente efetivamente votou.