Jogadores discutem a possibilidade de boicote à Copa América no Brasil

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Capitão da Seleção, volante Casemiro é ausência em coletiva de imprensa. Estrelas como o uruguaio Luis Suárez mostram-se contrários à realização da competição

A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira (4) para enfrentar o Equador pela 5ª rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo. Porém, os holofotes estão todos na realização da Copa América – o Brasil sediará o torneio depois que Colômbia e Argentina se recusaram a receber a competição devido ao grande número de casos de Covid-19 na América do Sul.

Embora não costumem se posicionar sobre assuntos extracampo, alguns dos jogadores que atuam na Europa não desejam participar do torneio que tem início marcado para o próximo domingo (13). Dos 25 convocados por Tite, 20 jogam no futebol europeu e, em contato com outros atletas sul-americanos, estão debatendo a possibilidade de boicote à competição. Estrelas como atacante uruguaio Luis Suárez já se mostraram contrários à realização.

Em entrevista coletiva na noite desta quinta-feira, o técnico Tite não externou sua opinião sobre a execução da Copa América, mas confirmou uma reunião entre os jogadores convocados e a direção da CBF.

“Eles têm uma opinião, externaram ao presidente, e vão externá-la ao público em um momento oportuno. Inclusive, isso tem a ver com a ausência do nosso capitão, Casemiro, aqui nessa entrevista”, explicou. Desde o anúncio da realização da Copa América no Brasil, nenhum atleta convocado concedeu entrevista coletiva. Tite afirmou que o “silêncio” foi um pedido dele, mas que a ausência de Casemiro foi uma decisão do elenco.

A CBF reconhece a crise, mas acredita ser possível contornar o problema. O entendimento é de que, apesar da insatisfação dos jogadores, não há risco de cancelamento da Copa América. O Brasil estreia na competição daqui a nove dias.