Empresas de tecnologia entram pesado no mercado de máscaras inteligentes

Créditos: Active Plus /Divulgação

Em tempos de Covid-19, companhias como a Razer estão aproveitando para lançar produtos adaptados ao chamado “novo normal”

As máscaras se tornaram acessórios cruciais para o nosso ir e vir diário na pandemia, tanto para a nossa segurança quanto das outras pessoas. As vacinas chegaram, mas a verdade é que esse item vai permanecer por um bom tempo em nossa rotina. Com isso, é cada vez mais comum a entrada de grandes empresas de tecnologia neste novo, e lucrativo, mercado.

Popular e best-seller no mundo gamer, a Razer desenvolveu uma máscara inteligente (imagem abaixo), transparente e reutilizável para proteção contra Covid-19. Com design centrado em cinco áreas-chave, sistema de filtragem N95 e ventilação ativa, ela promete garantir o mais alto grau de segurança com melhor qualidade de vida. É feita em material translúcido, com bordas em silicone e – que maravilha! – vem equipada com amplificador de voz para facilitar a comunicação. Um verdadeiro alívio. Para completar, possui uma caixa equipada com luz UV que se encarrega de matar bactérias e vírus enquanto carrega a bateria da máscara.

A Active Plus é outra opção inteligente e super tech. Vem com um sensor que se conecta ao smartphone via Bluetooth para monitorar a respiração do usuário e ainda fornecer dados sobre localização e qualidade do ar em tempo real. Por meio de aplicativo, ela informa que tipos de poluentes foram bloqueados, por exemplo. A máscara tech ainda alerta para a necessidade de troca de filtro e pode ser usado em um “modo ativo” para rastrear respirações por minuto ou ritmo enquanto você está se exercitando.

Ambas máscaras inteligentes foram apresentadas na CES 2021 (Consumer Electronics Show), a maior feira de tecnologia do mundo, e agora chegam ao mercado.