Retaliação à soja brasileira entra novamente em cartaz no Reino Unido

Crédito: Pixabay

Cadeias de supermercados e varejistas ingleses temem aprovação pelo Senado da lei de licenciamento ambiental e miram alternativas ao grão brasileiro

A nova lei do licenciamento ambiental, que foi aprovada pela Câmara Federal e agora será apreciada pelo Senado, preocupa cadeias de supermercado e varejistas do Reino Unido, que ameaçam buscar alternativas à soja brasileira caso a lei passe no Congresso como está.

O jornal inglês The Guardian ouviu atores locais e lembrou que 40 empresários europeus subscreveram carta a parlamentares brasileiros pedindo para que não votassem a medida provisória da regularização fundiária, enviada por Bolsonaro ao Congresso em 2019.

A medida caducou, mas foi reformada e se tornou o projeto de lei 2633, de autoria do deputado Zé Silva (Cidadania-MG). Agora aguarda formação de comissão para começar a tramitar.

Por fazer alastrar as plantações até as franjas da Amazônia, os produtores de soja acabaram por se ver na condição de vilões ambientais. Houve, em 2006, a decretação da chamada “moratória da soja”, que interditou negócios com o grão produzido em áreas desmatadas da Amazônia, ajudando a barrar a expansão dessa cultura pela região.

“Outras fontes de soja, ou até mesmo uma alternativa à soja estão na mesa se os varejistas não confiarem mais na responsabilidade [ambiental] dos fornecedores”, disse ao jornal inglês Peter Andrews, head de sustentabilidade do British Retail Consortium.