Cães podem atuar para detectar pessoas com Covid, mostra estudo

Crédito: Divulgação/Medical Detection Dogs

Reportagem do jornal "The Guardian" apresenta cachorros como a golden retriever Tala, capazes de detectar pessoas contaminadas pela Covid-19

Com a eclosão da pandemia de Covid-19, o Brasil virou benchmark mundial ao contrário. Nada do que foi feito aqui parece ter alguma serventia para qualquer outro país.

Até mesmo os testes rápidos, que não foram comprados em quantidade suficiente, ficaram inertes num depósito, a ponto de perder a validade, enquanto brasileiros assintomáticos seguiam a transmitir o vírus sem sabê-lo.

Quanto a esse problema, talvez haja esperança. Um estudo feito no Reino Unido mostrou que cães farejadores podem atuar para identificar pessoas contaminadas pela Covid-19.

Reportagem publicada no jornal inglês The Guardian nesta segunda (24) apresenta cães como Tala, uma golden retriever de 3 anos, usados no estudo.

Segundo a reportagem, pessoas com Covid-19 exalam um odor que os cães, depois de treinados, conseguem distinguir.

A despeito do esforço e tempo para treinamento, há consenso de que os cães poderiam ser muito úteis em alguns aeroportos, na triagem de passageiros. Como aliás já são para encontrar drogas em bagagens e mesmo nas roupas dos viajantes.