Pedro Sánchez

Pedro Sánchez || Crédito: European Parliament

Em feira de turismo, primeiro-ministro espanhol convida britânicos vacinados a visitar o país sem necessidade de teste; turista do Reino Unido é famoso pela prodigalidade, mas país desaconselha viagem

Turistas britânicos são conhecidos pela prodigalidade – especialmente quando estão bêbados, o que é quase um pleonasmo. Assim, não causa surpresa a declaração do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, levantando qualquer restrição à entrada de ingleses, escoceses, galeses e norte-irlandeses na Espanha.

“Tenho o prazer de anunciar que a partir de segunda-feira (24) receberemos os turistas britânicos em nosso país novamente”, disse.

Basta, é claro, que estejam “fully” – ou seja, que tenham tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19.

A declaração do premiê foi dada nesta sexta (21) numa importante feira de turismo, em Madri, e com isso os britânicos a partir de segunda-feira já não precisarão apresentar (ou fazer) teste para a Covid-19.

Mas a Espanha está na “lista âmbar” do Reino Unido, e todo britânico que vai a um país dessa “cor” precisa fazer um teste no retorno e até mesmo exilar-se em quarentena. O âmbar, contudo, pode virar verde, e mesmo essas exigências internas podem vir a ser levantadas. Neste momento, de qualquer forma, o Reino Unido desaconselha que seus nacionais viajem à Espanha.

Difícil levar a recomendação governamental em conta quando se sabe que a doideira de Ibiza está a duas horas e pouco de Heathrow.