Semana movimentada marca varejo farmacêutico

Crédito: Reprodução

Setor assiste movimentação da Pague Menos, que, reforçada por IPO, pode expandir com aquisição da Extrafarma, enquanto Raia-Drogasil foca no ESG

Pode ser coincidência. Mas justamente quanto fato relevante confirma tratativas para a aquisição da Extrafarma, do grupo Ultra, pela concorrente Pague Menos, a Raia-Drogasil (RD), líder do setor de varejo farmacêutico, anuncia metas ESG.

Por partes. A possível transação, revelada pela agência Reuters e agora confirmada em fato relevante distribuído ao mercado, fortalece a Pague Menos, levando-a a crescer em números de pontos de venda (PDV), aproximando-se de 70% do tamanho da líder RD. Para o grupo Ultra, cujo principal negócio é comércio de gás e combustíveis (pelas marcas Ultragaz e Posto Ipiranga, respectivamente), a extravagância e a sinergia zero de uma atividade díspar são eliminadas.

A Pague Menos fez IPO em 2020, considerado pelo mercado como decepcionante, mas mesmo assim levantou R$ 850 mi, dos quais R$ 500 mi seriam aplicados na expansão da rede, o que dá verossimilhança à operação.

Nesta terça (18), as ações da Pague Menos na B3 decolavam 11,77% desde a abertura do pregão até o começo da tarde.

Quanto à RD, o “S” parece estar em evidência nos recém-divulgados planos de ESG da empresa. O conselho administrativo viu triplicar a presença feminina, e a empresa quer mexer na diversidade do conjunto de 45 mil funcionários. Mulheres, negros, pessoas com deficiência e pessoas com mais de 50 anos devem ganhar mais espaço.

Na parte ambiental, a meta mais auspiciosa é neutralizar a emissão de carbono em… 2030.