Sequelas da Covid-19 são atacadas em spa gaúcho

Crédito: Reprodução

Célebre centro de saúde de Gramado (RS) desenvolve programas customizados contra o que infectologista Esper Kallás, da USP, chama de "rastro da serpente"

Em sua última coluna na Folha de S. Paulo, o infectologista Esper Kallás, da Faculdade de Medicina da USP, tema desta reportagem de capa de PODER, chamou atenção para as sequelas deixadas pela Covid-19. Sob o título “O rastro da serpente”, o texto deu exemplos de pessoas que, curados da doença, desenvolveram quadros crônicos perturbadores, como dores de cabeça e alterações intestinais.

Para tentar atacar alguns desses problemas pós-Covid, o spa Kurotel, de Gramado, na Serra Gaúcha, talvez o mais célebre do Brasil, desenvolveu um programa levado à cabo por uma equipe médica multidisciplinar. A demanda, evidentemente, está aquecida.

O tratamento é customizado, como não poderia deixar de ser, mas parte de uma base comum e uma visão dita integral — ou aquilo que alguns correntes chamam de visão holística — da saúde. Isso envolve programas de recondicionamento, treinos físicos, práticas de meditação e relaxamento e ações tópicas de caráter preventivo.

O Kurotel já foi premiado como melhor centro médico das Américas por entidade do setor e ganhou comenda como um dos mais completos centros de tratamento pós-câncer dentre spas mundiais.