O ex-presidente Lula (PT) é muito mais popular do que o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Pelo menos no mercado editorial.
Por meio de uma pesquisa no site da Amazon, líder mundial na venda de livros online, PODER Online constatou que o ex-presidente recebe cerca de 5 mil menções para títulos diversos, enquanto Bolsonaro aparece com 9% desse valor, cerca de 450 menções.
Para a professora Clara Siqueira, da faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), a razão do interesse revela “a ânsia da sociedade por um assunto que, durante anos, era o elefante branco no meio da sala”.
Ao definir o Brasil como “um país muito jovem”, a acadêmica diz que ainda estamos a “construir uma identidade” e que, por isso, há tanto interesse nos presidentes e ex-presidentes brasileiros.
Apesar da desigualdade do tamanho dos mandatos – Lula ficou 8 anos no Planalto, enquanto Bolsonaro ainda tem 20 meses pela frente para encerrar seu primeiro termo –, é bom lembrar que o atual presidente ocupou por 28 anos uma cadeira na Câmara Federal.
“O importante nisso tudo é reconhecer que ainda existe liberdade para que historiadores contem casos concretos e para que jornalistas e pesquisadores possam mostrar os bastidores das notícias que não são publicadas pela grande mídia”, diz o cientista político Eduardo Augusto, professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Amém.