Aécio Neves vira o novo queridinho do Centrão e de Arthur Lira

Aécio Neves || Crédito: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

Além de ter sido indicado para a presidência da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, mineiro conduziu audiência sobre quebra de patentes; gesto de Arthur Lira sinaliza busca de apoio do PSDB aecista

O fato de o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CRE) da Câmara Federal, Aécio Neves (PSDB-MG), ter presidido, nesta quinta-feira (8), a audiência com especialistas sobre a quebra de patentes de vacinas foi visto como um gesto de apreço ao PSDB, ou ao menos à facção do partido influenciada pelo deputado mineiro.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a quem caberia tocar a audiência, declinou em favor de Aécio.

Pode até parecer, mas não se trata de gesto trivial.

Tratar o deputado mineiro, que acabou de se livrar de uma acusação de corrupção em Furnas, como queridinho, é um grande gesto político. Sinaliza o entendimento de Lira com o homem que quase derrotou Dilma em 2014.

Aécio é um importante aliado para o Centrão, que Lira comanda. Ele quer aglutinar o maior número de forças para 2022, quando os dois candidatos óbvios para o segundo turno deverão ser Jair Bolsonaro e Lula.

Dada à sem-cerimônia com que o Centrão adere a chapas vitoriosas, independente de ideologias, trata-se de uma escolha menos de Sofia do que de seu Lira.