ESG ganha espaço no dia a dia das empresas, e executivos ligados ao movimento juntam forças

Fábio Barbosa e Dario Guarita Neto || Crédito: Divulgação

Fábio Barbosa, ex-Santander, e Dario Guarita Neto, da Amata, se associam à Profile, agência pioneira em narrativas ESG e certificação de empresas do sistema B

O Brasil consegue a proeza de discutir ao mesmo tempo estado de sítio e bioenergia, mas por mais que as forças retrógradas ainda atuem no país, as pautas contemporâneas acabam por se impor.

O conceito ESG, por exemplo, que em menos de um ano transcendeu o mercado financeiro para aterrissar inclusive no discurso do vice-presidente, Hamilton Mourão, hoje é uma preocupação cotidiana nas empresas.

Consultorias, agências e butiques de marketing estão vendo aí uma demanda a ser muito melhor trabalhada. A Profile, que desenvolve narrativas de sustentabilidade e ESG para grandes players, do jornalista Rodrigo Cunha, e que é agência pioneira em certificação B de empresas – que reconhece empresas do Sistema B, as companhias que trabalham efetivamente pelos stakeholders –, acaba de receber dois sócios-investidores de muita história no segmento.

São os executivos Fábio Barbosa, que presidiu o Santander e a editora Abril, e Dario Guarita Neto, fundador da Amata, empresa modelar na produção e comercialização de madeira certificada.

“Sustentabilidade sempre foi um tema caro para mim e um norte em minhas decisões. A comunicação é de extrema importância não só para falar com os stakeholders de um negócio, como também para contribuir para educação e consolidação do assunto na sociedade. Juntar forças para ampliar o alcance dessa missão foi um dos principais motivadores para fazer parte desta jornada”, disse Fábio Barbosa a PODER Online.