Promessas de Pazuello viram humor involuntário em grupo de zap

Eduardo Pazuello || Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Governadores acham graça de nova previsão de ministro da Saúde, que prevê prover 230 milhões de doses de vacinas até julho; Pazuello fica irritado com seus aliados do Centro-Oeste

Já houve um dia em que a palavra dada bastava.

Esse tempo passou.

Ontem, quando o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, informou que pretende disponibilizar 230 milhões de vacinas até julho, o  grupo dos governadores no WhatsApp veio abaixo.

Se conseguir manter o planejamento, Pazuello (também chamado de Eduardo Pesadelo pelos tiozões no zap) vai imunizar praticamente toda a população brasileira em tempo recorde, apontou um governador.

Ao que um interlocutor respondeu: “Ele faz tantas previsões com números cravados que, uma hora, acerta. Mas vai ser no chute.”

As trocas de mensagens chegaram aos ouvidos do homem do “dia D, hora H” e ele ficou como o mercado – “nervosinho”. A ira foi maior com os governadores da região Centro-Oeste, especialmente Ibaneis Rocha (MDB-DF) e Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Os dois nem fizeram comentários negativos, mas o ministro contava que seus parças o defendessem.

Como se sabe, o ministério ainda depende quase que absolutamente da vacina CoronaVac, ou “vacina do Butantan”, como prefere o governador paulista João Doria, já que o imunizante do consórcio Fiocruz-Oxford-AstraZeneca que chegou pronto da Índia mal deu pro cheiro.

Algumas capitais tiveram de colocar o pé no freio em suas campanhas de vacinação por conta disso.