Joe Biden sobe degraus do Capitólio para cerimônia de posse

Crédito: Reprodução

Gesto é simbólico, já que palácio do Congresso havia sido atacado duas semanas atrás; Donald Trump parte de Washington antes da cerimônia e diz "voltaremos"

Joe Biden subiu a escadaria do Capitólio exatamente às 12h30 (horário de Brasília) para dar início à cerimônia de sua posse como o novo presidente dos Estados Unidos.

Estava acompanhado de sua mulher, a professora Jill Biden, e  da vice-presidente Kamala Harris e seu marido, o advogado Douglas Emhoff.

Os comentaristas da CNN norte-americana não se furtaram a ver grande simbologia nessa ação, dada a invasão desse mesmo Capitólio por apoiadores de Trump há apenas duas semanas, quando o vice de Trump, Mike Pence, homologava a vitória de Biden.

Como anunciado, Donald Trump não esperou para dar um “hi” a seu sucessor, e deixou a Casa Branca discretamente. Na base aérea de Andrews, fez curto discurso. Disse que “nós voltaremos, de uma maneira ou outra.”

Mike Pence, contudo, está na cerimônia de pose.

**********************

Presidente do Senado e da Câmara Federal do Brasil, Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia, respectivamente, enviaram saudações hoje a Joe Biden, pelo Twitter. Bolsonaro postou nesta manhã algo sobre a Ferrogrão, operação logística de integração de transportes.