Rodrigo Maia

Rodrigo Maia || Crédito: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Presidente da Câmara mantém agenda cheia no recesso, transcende as articulações internas e assume protagonismo ao marcar conversa com embaixador chinês para agilizar vinda de insumos para vacinas

O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, conseguiu se manter em evidência mesmo no recesso de janeiro dos deputados federais, o último que irá viver à frente da Casa.

Articulador da candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à sua sucessão, ele mobilizou líderes partidários para fortalecer seu candidato, mas seria impreciso dizer que sua atuação se circunscreveu à conquista de votos.

Maia esteve nos principais palcos onde a política se desenrolou estes dias, seja em presença do governador João Doria às vésperas do primeiro dia de vacinação da Covid-19 no Brasil, seja na tentativa de desbloquear os canais difíceis do relacionamento diplomático brasileiro com a China.

Amanha, Maia tem encontro com o embaixador chinês Yang Wanming numa tentativa de solucionar os entraves que estão a bloquear a chegada dos insumos chineses para o Instituto Butantan, que vai fabricar a vacina CoronaVac, e também para a Fiocruz, que fará no Rio o imunizante do consórcio Oxford/Astrazeneca.