Os deputados que têm a benção de Rodrigo Maia para sua sucessão
Os deputados que têm a benção de Rodrigo Maia para sua sucessão
14/dezembro/2020 por Lincoln
Compartilhe
Aguinaldo Ribeiro (PP-PL): Em seu terceiro mandato consecutivo, Aguinaldo tem sido fiel a um partido em que a fidelidade é um conceito relativo. Ele jamais deixou o PP. Mas isso não muda nada sua cotação para a corrida presidencial da Câmara. Justificar votos “por questão de afinidade” funciona no Big Brother Brasil, mas não na casa. Azar de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), o queridinho de Rodrigo Maia (DEM-RJ), que vai ficar sem a bênção do amigo para ser seu sucessor. A passagem de Aguinaldo pelo governo Dilma, como ministro das Cidades, num momento em que Câmara e Planalto precisam se entender para repensar a agenda reformista, não é exatamente um bônus.
Baleia Rossi (MDB-SP): O grande ativo de Baleia Rossi é a facilidade para conseguir apoio em seus projetos. Em seu segundo mandato na Câmara, ele carrega no bolso ao menos 30 dos 34 votos do partido. O deputado é visto como alguém com capacidade de diálogo, especialmente com as alas mais moderadas. Autor de um texto sobre a reforma tributária, deve usar o argumento para se colocar mais próximo do Planalto.
Elmar Nascimento (DEM-BA): Em seu segundo mandato consecutivo e tendo sido vice-líder do Governo Temer, é visto como o “pedágio” que Rodrigo Maia tem de pagar ao presidente de seu partido, ACM Neto (DEM-BA). Mesmo com apenas 28 deputados na Câmara, o prefeito de Salvador quer alguém do DEM na disputa pela sucessão de Maia e ligou para o atual presidente pedindo esse favor. Elmar é tratado mais como um “chega pra lá” em Tereza Cristina, ministra da Agricultura e deputada licenciada, que flerta com a candidatura, do que um nome viável. É que Tereza, especula-se, poderia ser mais fiel a Bolsonaro do que ao próprio partido.
Marcos Pereira (Republicanos-SP): Deputado federal em primeiro mandato, o bispo da Igreja Universal é o reserva do reserva, o sub do sub, uma espécie de Jorge Mendonça na Copa de 78, aquecendo o tempo todo aguardando metade do time se contundir. Marcos Pereira tem a única vantagem de ser bem articulado entre os evangélicos, cerca de 30% da Câmara dos Deputados, e … só. Para ser uma aposta real, muita gente tem de cair. Seu partido tem 31 deputados na Câmara.