TSE não atualizava sistema operacional desde 2016

Fachada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) || Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Depois de atualização do sistema operacional em 2016 houve testes em 2017 e 2018; demora na divulgação dos resultados do primeiro turno rendeu hashtags e argumentos para defensores do voto impresso

Por Bernardo Bittar, de Brasília

A falta de atualização do sistema de segurança do Tribunal Superior Eleitoral gerou a falha na totalização e o atraso na divulgação dos resultados no primeiro turno das eleições municipais, no último 15 de novembro.

Relatórios internos do TSE apontam que as últimas atualizações feitas no sistema são de 2016, com testes reiterados em 2017 e 2018.

“A tecnologia é muito sensível. Mudanças ocorrem diariamente e é por isso que grandes instituições, sejam elas financeiras, educacionais ou governamentais precisam atualizar seus sistemas”, afirma o superintendente de informática Guilherme Saavedra.

Uma auditoria da secretaria de Controle Interno do tribunal listou 10 problemas no desenvolvimento e manutenção de softwares da Justiça Eleitoral.

“Não é razoável que, às vésperas de uma eleição, nada disso tenha sido revisado pelos dirigentes do tribunal”, reclama o especialista em direito eleitoral Marcos Alencastro.

Embora a quantidade de dados a trafegar nos computadores do TSE das eleições de segundo turno seja muito menor que as de primeiro, a turma do voto impresso está salivando à espera do domingo.