Partido Verde quer urgência em fundo para recuperar Pantanal

Pantanal || Crédito: Christiano Antonucci/Secom – MT

Deputado Professor Israel, responsável na Câmara por relatório sobre as queimadas, vê ainda aprofundamento de isolamento diplomático do Brasil e perda de espaço da pauta de exportação

Por Bernardo Bittar, de Brasília

Na próxima segunda-feira (30) será apresentado pedido de urgência para a criação de um fundo que destine recursos para a recuperação das áreas queimadas no Pantanal.

O bioma teve 30% de sua área incendiada este ano nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Coordenador temático da fauna da comissão de Queimadas em Biomas Brasileiros, o deputado Professor Israel (PV-DF) apresentou ao presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a proposta e o relatório de trabalho, destacando a necessidade de se dar uma resposta ao Brasil.

“Isso se tornou uma emergência não apenas pelo desgaste no cenário mundial, o que aprofundou o nosso isolamento diplomático, mas fez também com que o país perdesse espaço de exportação”, disse o parlamentar a PODER Online.

Além de mostrar o balanço ao presidente Rodrigo Maia, Israel também sugeriu que o deputado Nilto Tatto (PT-SP) seja o relator do texto sobre a situação do Pantanal.

“Precisamos tratar isso com seriedade, principalmente mostrando que as atitudes do Executivo são controladas no limite dos poderes brasileiros”, complementou Israel.