Para se ter uma ideia: só o braço publicitário da empresa, que tem um único cliente, a própria Walmart, é uma das maiores empresas americanas de seu segmento
Por Anderson Antunes
A Amazon segue firme e forte como a empresa de varejo mais valiosa do mundo, mas a também americana Walmart, que no passado já deteve o mesmo título, continua sendo, de longe, a que mais fatura.
A prova disso está em relatório elaborado pela Reuters, segundo o qual apenas o braço publicitário da rede global de hipermercados deverá terminar o ano com receitas superiores a US$ 1 bilhão (R$ 5,57 bilhões), o suficiente para torná-lo uma das dez maiores empresas do país em seu segmento.
Conhecida como Walmart Media Group, a companhia é responsável por toda a produção dos comerciais exibidos nos Estados Unidos do grupo Walmart, seu único cliente. Em tempo: no Brasil a mesmo estratégia é adotada pela Havan, de Luciano Hang, que tem sua própria agência de publicidade “in house”, a FLM Propaganda.
O Walmart faturou impressionantes US$ 524 bilhões (R$ 2,92 trilhões) em 2019 (contra US$ 280,5 bilhões/R$ 1,56 trilhão da líder em e-commerce controlada por Jeff Bezos), e, comenta-se agora, que o gigante varejista usará o Walmart Media Group para comprar uma participação na chinesa ByteDance, dona do TikTok, em parceria com a Oracle. Bezos e companhia, aliás, estão desde já de olhos vidrados no desenrolar desse possível negócio multibilionário.