POR CAROLINE MARINO
A portuguesa Nini Andrade Silva, designer de interiores, costuma dizer que seus projetos nascem de dentro para fora, algo que se inicia no espírito, percorre o desenho e conflui na matéria. “Não é o que se vê, mas o que se sente”, afirma. Assim, no centro de cada trabalho que desenvolve estão as pessoas e suas histórias, com um toque da cultura de cada local. Com assinatura marcada pela identidade das formas – sempre orgânicas e fluidas – e por contrastes sutis para enfatizar a beleza de espaços e objetivos, Nini, que nasceu em Funchal, capital do arquipélago da Madeira, formou-se em design no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, em Lisboa, e seguiu seu percurso de conhecimento pelo mundo – passou por locais como Nova York, África do Sul e Dinamarca. “Quando comecei a trabalhar, tive um sócio inglês e atuei na Inglaterra. De lá para cá passei por muitos lugares para aprender e me inspirar em diferentes culturas”, conta.
Seu primeiro reconhecimento veio com o prêmio de Andrew Martin, em Londres, que analisa trabalhos no mundo todo. Depois disso não parou mais. Acumula mais de 50 premiações, como o de melhor design de interiores das Américas para o Hotel B.O.G no International Hotel & Property Awards. Nini DE DENTRO PARA FORA também é autora de linhas de mobiliário que incluem cadeiras, sofás e mesas, e de peças utilitárias e decorativas.
“Conto histórias e é isso que torna meu design diferente. É comum ouvir relatos de pessoas que, ao entrarem em um hotel, por exemplo, sabem que lá tem minha assinatura”, afirma Nini. E como uma boa contadora de histórias, ela é cidadã do mundo e adora conhecer pessoas e lugares diferentes. De sorriso aberto, e olhos vivos e cheios de vontade de criar e se envolver genuinamente, Nini tem amigos nos quatro cantos do planeta. Recentemente esteve no Brasil para reuniões sobre o projeto de design que está desenvolvendo para a nova unidade da rede W Hotels e W Residences, em São Paulo, prevista para 2023. “Esse projeto é muito significativo. Estar no Brasil é uma alegria e volto a Portugal com um pouquinho dos brasileiros em mim”, revela.
Segundo Nini, a concepção é toda inspirada no Brasil, numa fusão de culturas, raças, cores e paixões, reinterpretada por meio de um traço de vanguarda e irreverência das formas. Ela antecipa que terá suas peças interpretadas por artistas brasileiros e, no último andar, haverá uma homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer. O ateliê de Nini projetou espaços exclusivos, recorrendo a materiais, cores, formas e texturas inspiradas na alma brasileira. Além da parte tradicional de um hotel, haverá restaurantes, bares, teatros, spa, uma área dedicada a convenções e uma piscina no topo do prédio para a realização de festas à noite. O W Residences, com apartamentos de 53 m2 a 102 m2 ainda possui unidades à venda. “Será um local de muita vida e um ponto de encontro multicultural entre os turistas e os brasileiros.”