OPINIÃO: NEGÓCIOS, UM ASSUNTO DE MULHER

Ilustração Getty Images

Por *Ana Fontes

“(…) Porque empreender do jeito feminino tem características próprias, particulares, diferentes do empreender masculino. Inúmeras vezes ouvi muita gente dizer que não fazia sentido apoiar mulheres, pois empreender era igual para qualquer um, não importava o gênero. E, nesses anos todos que estamos na estrada, comprovamos que, definitivamente, não é a mesma coisa.”

O trecho acima faz parte do primeiro capítulo do Negócios: Um Assunto de Mulheres, livro recém-lançado por mim, escrito no auge da pandemia e publicado pela Jandaíra, editora que tem à frente uma empreendedora mulher que, como eu e muitas, tomou coragem e tirou uma ideia do papel.

O livro, que fala sobre o empreendedorismo feminino, foi todo realizado por mulheres, da editoração, passando pela pesquisa, revisão, projeto gráfico e ilustração. Vocês devem se perguntar qual é a relevância disso. Bem, é importante porque o mercado editorial, assim como outros mercados, como o da tecnologia, por exemplo, sempre foi e ainda é dominado por homens.

Então, para mim, idealizar e realizar um projeto literário, com essa qualidade, é uma realização que venho sendo cobrada há anos… afinal, lugar da mulher é onde ela quer estar.

No empreendedorismo, essa luta não é diferente. Antes de tudo, as motivações para a mulher empreender diferem das do homem. Geralmente, para as mulheres o propósito vem antes de qualquer motivação financeira. Ao criar um negócio, a mulher olha para o impacto que vai gerar no entorno em que vive, no seu bairro e na sua comunidade, bem como na família e na educação dos filhos e na ajuda a outras mulheres. Isso gera um círculo positivo no entorno.

Assim como as motivações são diferentes, os desafios para empreender também. Em pesquisas realizadas pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, comprovamos que a mulher tem mais dificuldade para ter acesso a recursos financeiros; que ela, ainda em 2022, precisa equilibrar o tempo entre os cuidados com a família e com o negócio; que ainda não se sente segura com assuntos financeiros ou de tecnologia.

Embora o livro não seja sobre a minha vida, reflete também parte de minha experiência no mundo corporativo. Porque se o empreendedorismo feminino é um terreno ainda desigual para a mulher, as coisas também não andam bem no mercado de trabalho.

Se por um lado conquistamos um certo espaço nas nossas atividades profissionais, ainda não chegamos lá quando falamos de igualdade com os homens. Ganhamos menos em funções equivalentes e não somos promovidas a cargos de liderança na mesma proporção deles. Estudos do IBGE, de 2019, apontam que a mulher ganha 77% do salário masculino para desempenhar a mesma tarefa. A diferença é ainda maior em cargos de liderança, como diretorias e gerências, com 62%.

Mostrar essa desigualdade e essas dificuldades me motivaram a escrever um livro. Mas também quis mostrar a relevância do empreendedorismo feminino para a economia brasileira e dar visibilidade a muitas e muitas histórias de mulheres que transformaram sua vida e a de outras pessoas.

Quer conhecer mais sobre o empreendedorismo feminino? Negócios: Um Assunto de Mulheres está disponível nas melhores livrarias.

 

*Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME), delegada líder BR W20/G20, eleita uma das mais poderosas do Brasil e Top Voicers LinkedIn 2020