3 PERGUNTAS PARA DANIELA KLAIMAN

Daniela Klaiman || Crédito: Divulgação

Daniela Klaiman, futurista e especialista em comportamento do consumidor

QUAIS OS PRINCIPAIS CONCEITOS DO FUTURISMO E A IMPORTÂNCIA DE APLICÁ-LOS NAS EMPRESAS?
O futurismo trabalha com olhar de horizontes futuros. Tem a curto prazo, de zero a cinco anos, pautado no comportamento das pessoas, e o futuro a longo prazo, de cinco a 50 anos, que é o tal do futurismo, pautado principalmente na tecnologia. A longo prazo, nós conseguimos prever como a tecnologia vai mudar a vida das pessoas, produtos, mercados, empresas, indústrias e o mundo. Ainda que muitas companhias olhem só o futuro para as pessoas, e outras só para a tecnologia, eu misturo os dois, traçando cenários possíveis a partir de evidências. Criamos cenários negativos, positivos e neutros, para que as empresas estejam preparadas para tudo que possa acontecer, porque futuro a gente não desenha, a gente especula. 

A PANDEMIA ACELEROU MUDANÇAS QUE JÁ ESTAVAM PREVISTAS?
Tudo estava previsto. Até a pandemia, por mais que não soubéssemos quando. No futuro do trabalho também: trabalho remoto, nomadismo digital. Não faz mais sentido as pessoas trabalharem das 9h às 18h, elas querem flexibilidade de horário, de lugar. Quando falamos de varejo, a mesma coisa, porque as lojas estão sendo ressignificadas para além da compra. 

QUAIS SÃO AS MUDANÇAS DA PANDEMIA NO COMPORTAMENTO E QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DELAS NO FUTURO?
Um dos principais pontos é estarmos mais isolados, sozinhos, e teremos consequências em relação a isso. Outro é a saúde mental. Saímos de uma vida racional para entrar em um modelo mais emocional, isso tem a ver com as dores que estamos passando, com pessoas com altíssimo grau de depressão, números de suicídio subindo. Outro fator interessante diz respeito aos rituais, perdemos muitos deles e deixamos de comemorar. Aniversários, Natal… Será que os rituais que fazíamos terão a mesma importância ou vamos dar lugar a novos? Ritual porque estou respirando, porque estou com saúde. E algo que já estava previsto e vai mudar é a vida nas cidades, com o êxodo urbano e as pessoas entrando em contato com a natureza. Se até pouco tempo luxo era ter tempo, agora luxo é ter tempo e espaço. Espaço para ver o céu, para respirar natureza.