A venda de smartphones sempre foi bastante aquecida em todo o mundo, mas aparentemente a pandemia acabou mexendo um pouco nesse mercado. Isso além de recolocar a Samsung no posto de maior fabricante de smartphones do mundo, superando a norte-americana Apple.
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria Canalys, a companhia sul-coreana responde por um quinto das vendas globais no primeiro trimestre de 2021 — cerca de 76,5 milhões de celulares.
Segunda colocada, a Apple vendeu 52,4 milhões de iPhones de janeiro a março deste ano, com 15% de participação no mercado. Em terceiro lugar está a Xiaomi. A empresa chinesa conseguiu o melhor desempenho trimestral desde sua fundação: as vendas subiram 62%, para 49 milhões de celulares, e a fatia de mercado para 14%.
Os três primeiros representam, juntos, mais da metade dos aparelhos. No geral, as vendas globais aumentaram 27%, para 347 milhões de unidades no primeiro trimestre, com a economia chinesa se abrindo neste momento da pandemia e o rápido lançamento da vacina nos Estados Unidos elevando as esperanças de recuperação econômica.
Outras duas empresas chinesas fecham o Top 5. A Oppo ficou em 4º lugar, com 37,6 milhões de celulares comercializados. Fechando o grupo está a Vivo, com 36 milhões de smartphones entregues ao mercado.
A Huawei deixou os destaques do ranking, ficando agora em 7º lugar, com 18,6 milhões de unidades vendidas.
Ranking Q1 2021
- Samsung 22%
- Apple 15%
- Xiaomi 14%
- Oppo 11%
- Vivo 10%
- Outros 28%