Morreu nesta manhã o ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner. Lerner estava internado desde sexta (21) e tinha rins disfuncionais. Fazia havia tempos hemodiálise.
Arquiteto e urbanista, Lerner for responsável por algumas inovações urbanísticas na capital paranaense que por muito tempo foram consideradas modelares, arrojadas mesmo, como o sistema de ônibus apartado, o BRT, com pequenas estações em que a admissão do passageiro era feita ali, à maneira do trem e do metrô.
Não havia nada parecido no Brasil, o que fez de Curitiba por muito tempo vanguarda em soluções urbanísticas no Brasil.
Além disso, Lerner foi atuante na implantação de parques – Curitiba tem mais de uma vintena deles – e ruas exclusivas para o pedestre.
Sob todos os ângulos, Lerner foi extremamente bem-sucedido na política, cumprindo quatro mandatos executivos e ainda elegendo sucessores como Rafael Greca (atual prefeito de Curitiba) e Cassio Taniguchi. Ainda assim, ele largou o osso em 2002, quando cumpria seu segundo mandato com governador e voltou-se exclusivamente para a arquitetura.
Entre 2002 e 2005 foi presidente da União Internacional dos Arquitetos.
Em entrevista à Folha de S.Paulo em 2020, desenhou um cenário urbano para o pós-pandemia, em que lamentou uma espécie de apartheid geográfico, a distribuição desigual de renda que caracteriza bairros distintos. Também condenou o automóvel, “cigarro do futuro”.