O Banco Central anunciou nesta quinta-feira (16) que a atividade econômica do Brasil cresceu 0,1% em novembro de 2024, em comparação com outubro. Os dados, parte do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), são vistos como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).
O índice avançou de 154 para 154,2 pontos, marcando o maior nível da série histórica. No acumulado do ano, o IBC-Br registrou uma alta de 3,8%, enquanto no período de 12 meses encerrado em novembro, o crescimento foi de 3,6%.
Nos três meses encerrados em novembro, o indicador cresceu 0,89% em relação ao trimestre anterior, considerando os ajustes sazonais. Sem esses ajustes, o crescimento foi ainda mais expressivo, atingindo 5,5% em comparação ao mesmo período de 2023.
O IBC-Br, que acompanha mensalmente a atividade econômica, é uma ferramenta importante para antecipar possíveis pressões inflacionárias e avaliar o desempenho de setores como indústria, agropecuária, comércio e serviços. Apesar de ser uma prévia do PIB, o índice ajuda a entender as tendências econômicas do país.