Neste Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a WIBR, em parceria com o MIBR e a consultoria Merg, lançou o “Guia de Conscientização Étnico-Racial para Empresas”, com o objetivo de ajudar organizações a criar ambientes mais diversos e inclusivos. Disponível para download gratuito neste link, o material oferece orientações práticas para enfrentar barreiras estruturais e promover a equidade no mercado de trabalho e no setor de games.
Um cenário de desigualdade
Embora 55,5% da população brasileira se identifique como negra (IBGE), apenas 29,35% ocupam cargos de liderança no mercado de trabalho, de acordo com a Quantum Finance 2024. No setor de jogos eletrônicos, apesar de 55,6% dos jogadores se identificarem como negros ou pertencentes a outras etnias não brancas (PGB 2024), a representatividade nos bastidores da indústria ainda é baixa.
O guia surge como um ponto de partida para empresas que desejam implementar mudanças significativas, oferecendo reflexões e ferramentas para valorizar a diversidade étnico-racial. “Estamos pavimentando um futuro onde as próximas gerações encontrem um ambiente mais justo e inclusivo”, destaca Roberta Coelho, CEO do MIBR.
Transformação no universo gamer e corporativo
A iniciativa amplia o movimento iniciado em junho com o lançamento de um eBook sobre inclusão LGBTQIAPN+. Agora, a discussão aprofunda-se na questão racial, trazendo informações e boas práticas que podem ser adaptadas a diferentes setores.
O material também destaca a atuação da WIBR, que trabalha para aumentar a participação feminina e de grupos sub-representados nos esportes eletrônicos, tornando-os mais acolhedores.
Como acessar o Guia
O “Guia de Conscientização Étnico-Racial para Empresas” pode ser baixado gratuitamente por meio de um formulário simples. Para acessar o conteúdo e começar a transformar sua organização, clique aqui.
A iniciativa marca o Dia da Consciência Negra como um momento de reflexão e ação concreta em prol da equidade e da inclusão em todos os ambientes.