Segundo a pesquisa do IPAT, Rogério Santos mantém liderança; indecisos e brancos sobem

Rogério santos
Foto: Reprodução / Facebook – Rogério Santos

Os candidatos à Prefeitura de Santos oscilaram dentro da margem de erro, enquanto os votos nulos, em branco e indecisos subiram

Em mais uma rodada de pesquisas do Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT) para o segundo turno da Prefeitura de Santos, Rogério Santos (PSDB) mantém a liderança com 51%, seguido por Rosana Valle (PL), que atinge 40,8%. Ambos variaram para baixo em relação ao levantamento anterior, mas ainda dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3,2 pontos percentuais.

Um dado relevante foi o aumento dos indecisos e votos em branco, que agora somam 8,5%, mostrando que a disputa segue acirrada. Entre os eleitores que já se decidiram, Rogério viu sua intenção de votos cair um ponto percentual, enquanto Rosana perdeu 1,5 ponto, ambos mostrando um ligeiro declínio em comparação com a última sondagem.

Consolidação dos eleitores

Segundo a pesquisa divulgada nesta sexta-feira (25) pelo portal A Tribuna, nove em cada dez eleitores que votaram em Rosana no primeiro turno permanecem fiéis à candidata no segundo, enquanto Rogério consegue manter a maioria dos seus apoiadores. No entanto, a fidelidade de Rosana parece não ser suficiente para reverter a vantagem de Rogério, que mantém uma margem considerável, mesmo que reduzida.

A mesma pesquisa também indica que Rogério se mantém à frente em praticamente todas as regiões da cidade, com destaque para a Zona Noroeste e a região central, onde sua vantagem é mais expressiva. Rosana, por outro lado, tem melhor desempenho nas áreas mais periféricas, mas ainda luta para reduzir a diferença.

pesquisa ipat Santos

A batalha pelos indecisos

Com mais de 5% dos eleitores ainda indecisos, ambos os candidatos devem focar seus esforços nos próximos dias para tentar conquistar essa parcela do eleitorado. A margem de erro da pesquisa indica que os números podem oscilar até o dia da eleição, tornando esse grupo crucial para o resultado final. A expectativa é de uma reta final de campanha com forte apelo emocional e promessas de último minuto, em uma tentativa de atrair os votos flutuantes.

Registro

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 24 de outubro, com 1.181 eleitores, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01297/2024. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.